ESCRITORES PARCEIROS
ESCRITORES PARCEIROS
Pituka Nirobe
Gestora da Biblioteca Municipal na Prefeitura do RJ, Escritora pioneira da Literatura Quilombola Infantil e Juvenil, Diretora da REAFRO/RJ, Fundadora do Coletivo Afro Literário Circularidade & Ancestralidade, Atriz, Diretora Artística, Pesquisadora e Palestrante das Relações Étnico Raciais, Ministra Oficinas de Empreendedorismo Afro Brasileiro. Foi Conselheira nacional no Setorial Afro Brasileira/Minc, foi Conselheira do Samba do Rio de Janeiro, foi Consultora da CEVENB – Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil Zona Oeste/RJ, Atuou na Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileira/RJ. Atuou na Coordenação de Relações Institucionais Centro Cultural José Bonifácio na transformação do território da Pequena África no MUHCAB. Coordenadora do Núcleo Literário da Revista África e africanidades, Membro do Circularidade & Ancestralidade/RJ.
Sandra Barão Nobre
Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (1995), dedica-se em exclusivo à biblioterapia como profissional independente desde 2016. Para tal, somou ao Certificado de Competências Pedagógicas (2013) um Certificado Internacional de Coaching Practitioner (2016), uma formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (2016) e uma Pós-Graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no Brasil (2022). Acompanha clientes particulares e corporativos em processos biblioterapêuticos, coordena projectos biblioterapêuticos em várias instituições (estabelecimentos de ensino, empresas, associações, hospitais, etc.), dinamiza acções de formação sobre biblioterapia e a promoção da leitura, produz conteúdos sobre biblioterapia e dinamiza eventos em torno da biblioterapia e da leitura para entidades parceiras. Em 2024 publicou, na chancela Nascente, “Ler Para Viver – Como a biblioterapia pode melhorar as nossa vidas”. É, ainda, autora de dois livros com relatos sobre as suas viagens: “Uma Volta ao Mundo com Leitores” (Relógio d’ Água, 2017) e “Três Vezes Irão: Viagens Anotadas” (Edições Húmus, 2021). Em Setembro de 2025 iniciará o seu percurso como candidata ao Doutoramento em Estudos Literários da Universidade de Aveiro, para continuar a explorar a ponte entre literatura, leitura e terapia.
Mafalda Santos
Mafalda Santos, nasceu em Lisboa em 1982.
Licenciada em Teatro/Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, desde 2005, concluiu também outros cursos e formações relacionados com o teatro, tais como o curso de interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais.
Estreia-se em 2000, como atriz, no Teatro Nacional D. Maria II, e desde então tem trabalhado em inúmeros projetos, tanto como atriz como encenadora.
Em televisão participou em “Morangos com Açúcar”, “Laços de Sangue”, “Conta-me Como Foi”, “Floribella”, “Maternidade”, “1986”, etc.
Em 2009 começa a escrever para teatro destacando-se os espetáculos “À Espera de Gorete” no Teatro da Trindade “Simão e o Livro Mágico” no Teatro Villaret, “Alice no País das Maravilhas, no Gelo” “Feiticeiro de Oz no Gelo”, “Aladino no Gelo”, “Quebra-Nozes e o Reino do Gelo (AMlive) “A Companhia I , Os Lusíadas um Musical Pimba”, no TeatroEsfera, “Num Abril e Fechar de Olhos” , no Teatro Extremo, “A Companhia II , Os Maias, um musical outra vez”, “Bridezilla” (com estreia em outubro de 2025 no Teatro Villaret), entre outros.
Guionista de televisão inicia o seu percurso no programa “5 para a meia Noite” com apresentação de Nuno Markl.
Como encenadora destaca-se “Lusitânia Comedy Club”, “Marx na Baixa”, “Homem Morto Não Chora”, “A Companhia I , Os Lusíadas um Musical Pimba” , “Num Abril e Fechar de Olhos” , no “A Companhia II , Os Maias, um musical outra vez”.
É autora dos livros Conta-me, Escuridão, Do Outro Lado, Enquanto o Fim Não Vem (vencedor do Prémio Ataegina 2024, Livro do Ano) e Aquilo que o Sono Esconde, editados pela Penguin Random House- Suma de Letras e do livro infantil A História do Coco que Aprendeu a Ser Ovo, editado pela Almedina-Minotauro.
A par disto, dá aulas de teatro há 14 anos no TeatroEsfera, e faz dobragem de voz para de filmes e séries de animação, bem como locução de filmes e publicidade.