ESCRITORES PARCEIROS
ESCRITORES PARCEIROS
Pituka Nirobe
Gestora da Biblioteca Municipal na Prefeitura do RJ, Escritora pioneira da Literatura Quilombola Infantil e Juvenil, Diretora da REAFRO/RJ, Fundadora do Coletivo Afro Literário Circularidade & Ancestralidade, Atriz, Diretora Artística, Pesquisadora e Palestrante das Relações Étnico Raciais, Ministra Oficinas de Empreendedorismo Afro Brasileiro. Foi Conselheira nacional no Setorial Afro Brasileira/Minc, foi Conselheira do Samba do Rio de Janeiro, foi Consultora da CEVENB – Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil Zona Oeste/RJ, Atuou na Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileira/RJ. Atuou na Coordenação de Relações Institucionais Centro Cultural José Bonifácio na transformação do território da Pequena África no MUHCAB. Coordenadora do Núcleo Literário da Revista África e africanidades, Membro do Circularidade & Ancestralidade/RJ.
Sandra Barão Nobre
Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (1995), dedica-se em exclusivo à biblioterapia como profissional independente desde 2016. Para tal, somou ao Certificado de Competências Pedagógicas (2013) um Certificado Internacional de Coaching Practitioner (2016), uma formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (2016) e uma Pós-Graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no Brasil (2022). Acompanha clientes particulares e corporativos em processos biblioterapêuticos, coordena projectos biblioterapêuticos em várias instituições (estabelecimentos de ensino, empresas, associações, hospitais, etc.), dinamiza acções de formação sobre biblioterapia e a promoção da leitura, produz conteúdos sobre biblioterapia e dinamiza eventos em torno da biblioterapia e da leitura para entidades parceiras. Em 2024 publicou, na chancela Nascente, “Ler Para Viver – Como a biblioterapia pode melhorar as nossa vidas”. É, ainda, autora de dois livros com relatos sobre as suas viagens: “Uma Volta ao Mundo com Leitores” (Relógio d’ Água, 2017) e “Três Vezes Irão: Viagens Anotadas” (Edições Húmus, 2021). Em Setembro de 2025 iniciará o seu percurso como candidata ao Doutoramento em Estudos Literários da Universidade de Aveiro, para continuar a explorar a ponte entre literatura, leitura e terapia.
Mafalda Santos
Mafalda Santos, nasceu em Lisboa em 1982.
Licenciada em Teatro/Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, desde 2005, concluiu também outros cursos e formações relacionados com o teatro, tais como o curso de interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais.
Estreia-se em 2000, como atriz, no Teatro Nacional D. Maria II, e desde então tem trabalhado em inúmeros projetos, tanto como atriz como encenadora.
Em televisão participou em “Morangos com Açúcar”, “Laços de Sangue”, “Conta-me Como Foi”, “Floribella”, “Maternidade”, “1986”, etc.
Em 2009 começa a escrever para teatro destacando-se os espetáculos “À Espera de Gorete” no Teatro da Trindade “Simão e o Livro Mágico” no Teatro Villaret, “Alice no País das Maravilhas, no Gelo” “Feiticeiro de Oz no Gelo”, “Aladino no Gelo”, “Quebra-Nozes e o Reino do Gelo (AMlive) “A Companhia I , Os Lusíadas um Musical Pimba”, no TeatroEsfera, “Num Abril e Fechar de Olhos” , no Teatro Extremo, “A Companhia II , Os Maias, um musical outra vez”, “Bridezilla” (com estreia em outubro de 2025 no Teatro Villaret), entre outros.
Guionista de televisão inicia o seu percurso no programa “5 para a meia Noite” com apresentação de Nuno Markl.
Como encenadora destaca-se “Lusitânia Comedy Club”, “Marx na Baixa”, “Homem Morto Não Chora”, “A Companhia I , Os Lusíadas um Musical Pimba” , “Num Abril e Fechar de Olhos” , no “A Companhia II , Os Maias, um musical outra vez”.
É autora dos livros Conta-me, Escuridão, Do Outro Lado, Enquanto o Fim Não Vem (vencedor do Prémio Ataegina 2024, Livro do Ano) e Aquilo que o Sono Esconde, editados pela Penguin Random House- Suma de Letras e do livro infantil A História do Coco que Aprendeu a Ser Ovo, editado pela Almedina-Minotauro.
A par disto, dá aulas de teatro há 14 anos no TeatroEsfera, e faz dobragem de voz para de filmes e séries de animação, bem como locução de filmes e publicidade.
Filipa Fonseca Silva
Filipa Fonseca Silva nasceu no Barreiro em 1979. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica, preferiu a publicidade ao jornalismo, tendo trabalhado como criativa publicitária até 2017. Em 2011, iniciou a sua carreira literária com Os 30 — Nada é Como Sonhámos, cuja versão inglesa fez com que se tornasse na única autora portuguesa a atingir o Top 100 da Amazon. Desde então, publicou mais cinco romances, dois livros de humor, um infantil e inúmeras crónicas, contos e ensaios, alguns deles publicados no estrangeiro. Duas das suas mais recentes obras, O Elevador e E Se Eu Morrer Amanhã? foram finalistas do Livro do Ano Bertrand, e adaptadas a filme.
Em março de 2023, fundou o Clube das Mulheres Escritoras, uma plataforma de apoio mútuo entre autoras, que tem como objetivo promover e celebrar a Literatura Portuguesa escrita por mulheres.
Glennda Santana
Glennda Santana é uma escritora brasileira, autora de romances que misturam emoção, realismo e toques de humor. Entre suas obras publicadas estão Cartas para Charlotte, disponível em formato físico e digital, e Outono em Mirandela, primeiro livro da série “Estações”. Ela também desenvolve outros projetos literários, como a produção de livros infantis. Sua escrita é marcada por narrativas envolventes, personagens cativantes e um estilo coloquial que aproxima o leitor, explorando temas como amor, identidade, conflitos familiares e questões culturais. Glennda Santana é a primeira Romancista da cidade de Banzaê no estado da Bahia.
Sara de Almeida Leite
Sara de Almeida Leite nasceu em Lisboa em 1971. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Português e Inglês, ramo de tradução), fez Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses e doutorou-se em Estudos Portugueses, na especialidade de Ensino do Português, na Universidade Nova de Lisboa. Estreou-se como professora de Literatura Portuguesa na mesma Universidade, trabalhando também, brevemente, como tradutora e ilustradora. É docente do ensino superior há quase três décadas no ISEC Lisboa, onde coordena a Pós-Graduação Arte de Contar Estórias. Já publicou inúmeros artigos e livros sobre questões linguísticas e boas práticas no ensino da literatura, bem como as coleções de ficção para crianças e jovens "O Mundo da Inês", "O Novo Mundo da Inês" e "Os Mega BAYTES", publicadas pela Porto Editora. Estreou-se como romancista em 2024, com Amar em caso de emergência, sob o pseudónimo Vera dos Reis Valente.
Paulo Jorge Pereira
PAULO JORGE PEREIRA nasceu a 13 de agosto de 1970 em Lisboa. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), a paixão pelo Jornalismo levou-o a trabalhar, a partir de 1992, em jornais como A Bola, Record, Diário Económico e Jornal Económico. Em 2017 trabalhou no Sindicato dos Jornalistas e publicou o romance "Filhos da Primavera Árabe". De janeiro de 2018 a maio de 2019 foi chefe de redação do semanário Contacto, jornal português no Luxemburgo. Em maio de 2021 entregou a Carteira Profissional de Jornalista, exercendo funções como assessor de imprensa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática até abril de 2024. Desde setembro de 2024 trabalha como assessor de imprensa do LIVRE no Parlamento.
Gabriela Relvas
Gabriela Relvas nasceu no Porto em 1983. Licenciou-se em 2005 em Comunicação Social, na Escola Superior de Educação de Coimbra, seis meses dos quais em Groningen, nos Países Baixos, para integrar o programa Campanhas de Comunicação Criativa. Formou-se como atriz no ano seguinte, após o curso intensivo de Formação de Atores, na In Impetus, em Lisboa. Viveu na capital mais de duas mãos cheias de anos e em 2018 regressou a Esmoriz, de onde é natural. É escritora, guionista, atriz e apresentadora. Fez musicais, teatro, séries, telefilmes, novelas e cinema. Apresentou programas de economia, saúde, entretenimento e cultura. Passou pela RTP, SIC, TVI, Record TV, EDP on TV ePorto Canal. Continua a trabalhar neste carrossel. Autora de A Ilha da Formiga (Coolbooks - Porto Editora, 2019), Gula de Uma Rapariga Esquelética de Amor (Suma de Letras - Penguin Random House, 2022), Uma Vaca a Arrotar Metano (Visgarolho, 2024) e A Confissão da Defunta (Minotauro – Grupo Almedina, 2025).