ESCRITORES PARCEIROS
ESCRITORES PARCEIROS
Manuela Bailão
Manuela Bailão nasceu em Setembro de 1955 em Castelo de Bode, no Concelho de Tomar e vive em Genebra há quarenta e três anos. Com pós-graduação em Letras Modernas, a autora fez a sua carreira profissional enquanto funcionária das Nações Unidas. Casada, tem duas filhas e cinco netos. Leitora compulsiva, começou a escrever muito cedo, sem, no entanto, ter alguma vez imaginado publicar os seus poemas. Florbela Espanca foi a sua primeira referência poética, mas a lista de todos os outros nomes é longa e prestigiosa.
Incentivada por indulgentes amigos, tem participado em várias Antologias de poesia com a Rede Sem Fronteiras, a Editora Oxalá, a Portugal Mag Editora, a AALS - Academia de Letras e Artes Luso - Suíça, a APP-Associação Portuguesa de Poetas, na qual é filiada. Participou em duas edições de Poesia Plural - revista online de poesia com a chancela da Gandaia Edições.
Com a Rede Sem Fronteiras, da qual é membro, participou também nos dois últimos volumes de Mulheres Extraordinárias, primeiro escrevendo sobre Maria de Lourdes Pintasilgo e depois sobre Maria Barroso.
Em 2022, publicou o seu primeiro livro de poesia Olhares de Exílios. Outro, está em preparação, esperando-se que seja lançado em 2026.
Tem ainda, em esboço o que, espera, virá a ser um um livro sobre Catarina Eufémia, uma trabalhadora rural, que nada predispunha a tornar-se um símbolo de resistência à opressão e à injustiça.